Metodo natural
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: MARIA LETÍCIA
ALUNAS: FERNANDA SIMÕES GARZUZI;
VALÉRIA REGINA REBELLO.
PROVA DE PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
RIO DE JANEIRO, 2014
QUESTÕES DE ALFABETIZAÇÃO O método natural de alfabetização é criado por Heloísa Marinho e é visto como uma proposta nova, original e brasileira. Heloísa teve grande influencia de alguns pensadores como Dewey e Gestalt e desenvolve esse método em um período de importantes transformações nas teorias e práticas educacionais que é o movimento escolanovista.
Esse método cria uma ruptura entre a metodologia tradicional e dá importância as atividades diversificadas, lúdicas e livres respeitando o tempo da criança. O método é um processo de estimulação da leitura que se dá a partir da linguagem e das motivações natural do aluno. Ele vai se constituindo através da vivência de cada um e seus materiais linguísticos são produzidos pelo público alvo. Uma diferença entre ele e os outros métodos é que ele não possui uma cartilha. A preocupação com a alfabetização já se inicia na organização do espaço escolar que deve conter cantinhos de leitura, pintura, construção, jogos, recorte e colagem, cantinho de bonecas, pintura a dedo entre outros podemos perceber então que o ambiente escolar influencia no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Heloísa Marinho:
Mesas destinadas ao desenho, ao recorte, a modelagem favorecem a atividade criadora. Aquário, plantas em germinação, o canto da boneca, pequena biblioteca de livros coloridos, estórias escritas e ilustradas pela criança, incentivam a linguagem e o pensamento. O espaço livre destina-se a reunião da turma ou de pequenos grupos. Para apresentação geral dispõe a professora de painel duplo: quadro de pregas de um lado, e de giz de outro onde registra novidades e estórias ditadas elas crianças, numa demonstração funcional da