Metodo Equipamentos
2.1 SUJEITO EXPERIMENTAL
O sujeito experimental utilizado é um rato albino do sexo masculino da linhagem Wistar da espécie Ruthus novergicus, tem aproximadamente 120 dias e recebeu o nome de Bukowski, para possuir uma identificação. A pesquisa é realizada no laboratório da Universidade José do Rosário Vellano. Em primeira situação laboratorial (sem experiência ou vivências) foi feita a prática de observação. Antes do experimento ele é mantido de privação de água por quarenta e oito horas. O sujeito experimental possui um sistema de audição acurado e uma alta sensibilidade visual à luz, ele não enxerga cores mas é capaz de perceber as diferenças entre intensidades luminosas e, igualmente em diferentes frequências. O local onde vive é chamado de biotério.
2.2 MATERIAL E EQUIPAMENTOS
A prática de observação foi realizada no laboratório de Análise Experimental do comportamento da universidade José do Rosário Vellano, onde o sujeito experimental é colocado em uma caixa de condicionamento operante ou caixa de Skinner, tendo suas dimensões aproximadamente 25,0 cm x 20,0 cm x 20,0 cm, é uma caixa composta pelas laterais de alumínio, porta de vidro, com dispositivo para acionamento de água, luz e possui estruturas paralelas cilíndricas para emitir choques. A caixa possui cabo de energia elétrica, pois para a prática há necessidade de liga-la. Porém na prática de observação ela esteve desligada.
Os pesquisadores utilizaram-se de luvas, jalecos, cronômetro, papel toalha, folha de registro e caneta.
Ao final da prática de observação utilizamos álcool, papel toalha e limpa vidro para a higienização do local e da caixa.