metodo de pesquisa academica
Conforto – o gesso tem a característica de isolante térmico e acústico, mantendo a temperatura interna do ambiente isolada do exterior, além de manter uma acústica otimizada.
Velocidade de aplicação – O gesso é aplicado em uma única etapa. Já o reboco em cimento é aplicado em duas etapas, primeiro o chapisco e segundo o reboco.
Organização da obra – No reboco de gesso é necessário apenas um insumo, o gesso, enquanto que no reboco de cimento adicionam-se mais areia e cal. Ou seja, menos insumos, menos áreas de estoque, maior organização e menor custo.
Redução das Perdas – As perdas na etapa de revestimento são significativas para o empreendimento. A utilização de gesso permite a redução dessas perdas, primeiro por ser realizada em apenas uma etapa e segundo por ser utilizada em porções menores, obrigando o profissional a dosar melhor a sua aplicação.
Preço – Um saco de gesso é pelo menos três vezes mais barato que um saco de cimento. Sem contar os custos indiretos como a areia e cal necessárias ao cimento e o tempo de mão de obra maior para execução.
Pintura – Como o revestimento em gesso possui granulométrica mais fina, obtém-se gasto mínimo ou zero com massa PVA, reduzindo e muito o custo da pintura final.
Acabamento – Acabamento superior em todos os aspectos. Mesmo antes da pintura se percebe facilmente a gritante diferença entre o revestimento em cimento e em gesso.
As vantagens são tentadoras quando se trata de estética e praticidade. As paredes de gesso acantonado podem ter qualquer forma e receber qualquer tipo de acabamento, além de serem resistentes ao fogo e mais baratas do que as convencionais. Outra vantagem é que as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas são executadas e testadas durante a construção das paredes, evitando a reabertura das mesmas, o que resultaria em desperdício de materiais e mão-de-obra.
Segundo o chefe de obras do Unasp, Guilherme Oliveira, as desvantagens deste produto são o