Metodo de cullmann
TALUDES
Os taludes ou encostas naturais são superfícies inclinadas de maciços terrosos, rochosos ou mistos (solo e rochas). Os taludes podem ser Naturais ou Artificiais.
TALUDES NATURAIS
Possuem estrutura particular e está intimamente ligado ao histórico de tensões sofridas: erosão, tectonismo, intemperismo etc.
Vários fatores atuam isoladamente ou conjuntamente durante o processo de formação de um talude natural:
Fatores Geológicos:
Litologia (constituintes);
Estruturação (dobras, falhas) e
Geormofologia (tendência evolutiva dos relevos). Fatores Ambientais:
Clima;
Topografia e
Vegetação.
TALUDES ARTIFICIAIS
Refere-se ao declive de aterros construídos a partir de materiais de diferentes granulometrias e origens, incluindo rejeitos industriais, urbanos ou de mineração e aos taludes originados de escavações diversas.
ESTABILIDADE DE TALUDES
Quando a superfície de um terreno não é horizontal existe uma componente da força da gravidade que tende a mover o solo para baixo, conforme ilustrado na Figura 5.1. Ao movimento de massa de terra nestas circunstâncias dá-se o nome de escorregamento ou escorregamento de taludes. Os escorregamentos podem ocorrer de maneira lenta, com o sem provocação aparente. São geralmente causadas por escavações, acréscimos de carga sobre taludes existentes, liquefações do solo provocadas por esforços dinâmicos etc. A acção da água tem sido um dos maiores responsáveis na ocorrência de muitos escorregamentos de taludes.
Ao infiltrar em um maciço de terra pode produzir os seguintes efeitos, favoráveis ao escorregamento. Além disso, quando a água escoa sobre taludes, pode adquirir velocidade suficiente para provocar erosões, que iniciando no pé do talude podem assumir proporções tais que provoquem a instabilidade de grandes massas.
De modo geral os escorregamentos podem assumir proporções tais que provoquem a instabilidade de grandes massas.
De modo geral os escorregamentos