Feira de sao joaquim
4/8/2005 -
Tradicionalmente, é comum, que as pessoas liguem o conceito de desenvolvimento sustentável ao conceito de meio ambiente. Porém, atualmente, percebe-se que é um conceito mais global, incluindo vários campos de interação dentro do conceito de sustentabilidade, como aspectos econômicos e sócio-culturais. Portanto, o desenvolvimento sustentável está envolvido, necessariamente, com três fatores: meio ambiente, fatores econômicos e fatores sócio-culturais.
--------------------------------------------------------------------------------
O ponto de partida do conceito de sustentabilidade está ligado às teorias que fazem referência ao desenvolvimento sem degradação e sem esgotamento de recursos. Para tanto, torna-se necessário a conservação dos recursos para que tanto a geração presente quanto as gerações futuras possam usufruir e desfrutar desse recursos. Desta forma, define-se o conceito de sustentabilidade no informe de Brundtland como: “satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de satisfazer as relações futuras” (1987).
A Word Conservation Union (IUCN) proporciona outra definição interessante sobre o desenvolvimento sustentável: “o processo que permite o desenvolvimento sem degradar ou esgotar os recursos que tornam possíveis o mesmo desenvolvimento”. Dessa maneira, os recursos mantêm-se para as gerações futuras (OMT, 2001, p. 245).
Tradicionalmente, é comum, que as pessoas liguem o conceito de desenvolvimento sustentável ao conceito de meio ambiente. Porém, atualmente, percebe-se que é um conceito mais global, incluindo vários campos de interação dentro do conceito de sustentabilidade, como aspectos econômicos e sócio-culturais. Portanto, o desenvolvimento sustentável está envolvido, necessariamente, com três fatores, são eles: meio ambiente, fatores econômicos e fatores sócio-culturais (OMT, 2001, p. 245).
Qualquer forma de desenvolvimento