Metodo cont. abc
(ACTIVITY BASED COSTING)
Custeio baseado nas actividades
Índice
1. 1 Sistemas de Custeio Tradicional de custos 4
1.2 Introdução ao sistema de custeio ABC (Activity Based Costing) 5
1.3 Sistema de Custeio Tradicional VS ABC (Activity Based Costing) 6
2.1 Sistema de Custeio ABC (Activity Based Costing) 6
2.2 Etapas de Implementação de um sistema ABC 7
Conceitos utilizados pelo sistema de custeio ABC 8
Exemplos de "Cost Driver" consoante sector de actividade 9
Delineamento de um sistema de custeio ABC 9
3 Exercício de aplicação 10
4 Resolução 12
5 Bibliografia 17
Anexos 17
Introdução
Este trabalho foi realizado para a disciplina de Gestão estratégica no âmbito do critério de avaliação que nos faculta esta opção para complementar a nota final.
A minha opção para o tema e desenvolvimento foi o método de custeio ABC ( Activity Based Costing), custeio este que se baseia nas actividades e que poderá ser usado em alternativa aos métodos tradicionais.
No ponto 1 foi abordado os sistemas tradicionais de custos onde ainda a produção em serie e em quantidade vigoravam em vez da actual qualidade e fabrico moderado dos produtos. Uma breve introdução ao método de custeio estudado e a comparação entre ambos foi estudada.
No ponto 2 foi exposto o método de custeio ABC como alternativa que se pode tornar muito mais vantajosa para uma empresa tendo em consideração a actual conjuntura económica e industrial.
No ponto 3 estão identificados quais os conceitos a ter em consideração neste sistema de custeio e, por fim, como exemplificação, no ponto 4 foi realizado um exercicio de aplicação .
Segundo Kaplan e Jonhson, a Contabilidade de Gestão Tradicional revelou ser irrelevante para a gestão moderna, provoca decisões incorrectas e é incompatível com a boa gestão.
1. 1 Sistemas de Custeio Tradicional de custos
O início do processo produtivo industrial por finais séc. XIX/início séc. XX, as empresas fabricavam poucos produtos, cujas