Relátorio de quimica
1. OBJETIVOS 3
2. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
2. Determinação da constante calorimétrica 4
2. Determinação do calor de fusão do gelo 5
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. OBJETIVOS
A realização desta prática tem por objetivo calcular C (constante calorimétrica) do calorímetro e determinar o calor de fusão do gelo, ou seja, o calor absorvido por um mol do sólido quando se funde.
2. RESULTADOS E DISCUSSÕES
2. Determinação da constante calorimétrica
Em um calorímetro foi colocado 100 mL de água e anotado a temperatura inicial como sendo 25,1°C. Foi pesada a massa do calorímetro como 124,9 g e do calorímetro com 100 mL de água como 219,22 g. Em um bécher de 100 mL foi aquecida a água até aproximadamente 60°C. Mediu-se 50 mL desta água e foi verificado que sua temperatura era 60°C, e entornou-a dentro do calorímetro imediatamente, fechando-o logo após. A massa do calorímetro com 150 mL de água foi 266,94 g. Foi esperado mais um minuto agitando a água de vez em quando, e por fim foi anotada a temperatura final do sistema que foi 35°C.
Com esses valores foi calculado C (constante calorimétrica) do calorímetro. A capacidade calorífica de qualquer sistema é a quantidade de calor necessária para elevar de um grau a temperatura do sistema. A unidade mais empregada para capacidade calorífica é cal /°C.
O princípio fundamental da calorimetria é que não exista perda de calor para o ambiente, por isso se utilizou o calorímetro. Como teoricamente não há troca de calores com o ambiente, o calor fornecido por uma substância, geralmente chamada de corpo quente, é igual ao calor ganho pela outra, chamada de corpo frio