metodo cientifico
Diego Carlos Bazzo
Introdução, A metodologia, sua importância e aplicação.
2.1 DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA Explicação sobre ciência. Tarefas a cumprir por Trujillo Ferrari. Apontações por Demo (2000, p.22) sobre o que não é conhecimento científico.
2.2 CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE Processo de produção do conhecimento científico por Demo. Arrolamento dos critérios de cientificidade normalmente citados na literatura cientifica:
a) Objeto de estudo bem definido e de natureza empírica
b) Objjetivação
c) Discutibilidade
d) Observação controlada dos fenômenos
e) Originalidade
f) Coerência
g) Sistematiciade
h) Consistência
i) Linguagem precisa
j) Autoridade por mérito
k) Relevância social
l) Ética
m) Intersubjetividade.
2.3 CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO POPULAR Destaques do conhecimento científico em relação ao conhecimento popular. Comentários de Trujillo Ferrari (1974), Lakatos e Marconi (2007, p. 77) sobre conhecimento popular. Aspectos do conhecimento científico por Lakatos e Marconi. O conhecimento científico é considerado como:
a) Acumulativo
b) Útil para a melhoria da condição de vida humana
c) Analítico
d) Comunicável
e) Preitivo.
Características dos tipos deconhecimento científico e popular Objetivo fundamental da ciência.
2.4 MÉTODO CIENTÍFICO O Que torna um método científico, concepção de Trujillo Ferrari e Lakatos e Marconi. A evolução histórica do método científico (demonstrativo em um quadro)
2.4.1 Métodos de Abordagem – basees lógicas da investigação Explicação de método, o que oferecem e suas classificações. 2.4.1.1 Método dedutivo 2.4.1.2 Método indutivo 2.4.1.3 Método hipotético-dedutivo 2.4.1.4 Método dialético 2.4.1.5 Método fenomenológico
2.4.2 Métodos de Procedimentos – meios técnicos da investigação. Em que consistem, seus objetivos, como podem ser indentificados e quais são os metodos específicos mais adotados nas ciências sociais.