metodo cientifico
1°- observação (cuidadosa, repetida, crítica);
2°- formulação de hipóteses (a serem testadas);
3°- experimentação (para testar hipóteses);
4°- medição (coleta de dados);
5°- estabelecimento de relações (tabelas, gráficos);
6°- conclusões (resultados científicos);
7°- estabelecimento de leis e teorias científicas (enunciados universais para explicar os fenômenos).
2. A observação é isenta de teoria? Discuta.
Não, pois toda observação depende de teorias e é sempre precedida delas. Sendo assim, toda e qualquer observação não pode ser feita sem que o cientista tenha um conhecimento prévio para direcionar a observação.
3. “A Ciência é viva.” Explique essa afirmativa.
A afirmativa de que "a ciência é viva" tem como base o fato de que o conhecimento científico cresce e evolui principalmente por reformulação do conhecimento prévio, ou seja, o conhecimento científico não é definitivo, ele muda de acordo com novas descobertas.
4. Compare a construção do conhecimento científico e o processo de aprendizagem.
Enquanto o conhecimento científico é construído pelo homem, analogamente, existe a visão de que a aprendizagem também seja construtivista: o aprendiz é construtor de seu próprio conhecimento.
5. Você concorda que embora pareça óbvio que o conhecimento científico não seja definitivo, muitas vezes o ensino de ciências é feito como se fosse? Discuta.
Sim, uma vez que muitos professores tentam passar aos alunos na aula de Ciências a ideia de que o método científico é sempre composto por: observar, formular hipóteses, fazer experimentos, medição, estabelecer relações, obter resultados, formular teorias e estabelecer leis. Realmente este método existe, porém, o problema é que a atividade científica não é uma receita infalível. Ao transmitir aos alunos a ideia de que o método científico é uma sequencia rígida, pode gerar concepções errôneas sobre ciências.
6.