Metodo cientifico
A ciência e a tecnologia estão em constante desenvolvimento. E isto deve-se a investigação constante realizada pelos cientistas. Para existir uma conclusão final, uma teoria é necessário vários passos até chegarem a esse ponto, e necessário existir uma forma lógica de estudar e analisar as diversas questões em causa. Neste trabalho irei falar desses passos e da coerência necessária para poder desenvolver uma teoria final de uma experiencia.
O método científico e a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e da sociedade
Todo o saber que define e distingue o conhecimento da ciência de outros tipos de conhecimento tem o nome de método científico.
O método científico consiste em cinco etapas. Observação, formulação de pergunta, formulação de hipótese, experiencia e análise de dados e conclusão. Para começar faz-se uma investigação dos factos que despertam o interesse ou que levante questões. Depois de formulada uma questão deve-se ir ao encontro de hipóteses que possam responder a questão. Mas como as hipóteses não passam disso mesmo, para poder se provar algo à que testar essas hipóteses. Nas experiencias tem quem se ter em conta todos os factores que possam intervir nos resultados, pois só assim é que se pudera determinar qual o factor responsável por determinada alteração. No final da experimentação obtêm-se dados, e com eles será possível aprovar ou rejeitar uma hipótese e, ao faze-lo, responde-se à questão inicial.
Para chegar a uma teoria é necessária a realização de muitas experiencias. São as provas, as conclusões resultantes das experiencias que são a chave para qualquer teoria cientifica. É necessário chegar a uma conclusão lógica e possível de recriar para que esta seja aceite como credível.
O desenvolvimento tecnológico que possuímos hoje e que continua em constante desenvolvimento é resultante em grande parte de teorias científicas que provam ou refutam determinados factos. Com o conhecimento adquirido dessas