Metodo abc
Assim o cálculo dos custos assenta na análise das actividades desenvolvidas pela empresa, pois são estes os factores geradores de custo e procura-se estabelecer uma relação entre actividades e produtos utilizando o conceito de cost-drivers apurando assim os custos das diversas actividades.
Para tal, pressupõe-se que nas empresas os produtos consomem actividades e estas por sua vez consomem os recursos da empresa. Tentando-se assim tornar o mais fiel possível a relação entre o indutor e o objecto de custeio. A aplicação comporta duas fases: a imputação dos custos dos recursos usados e consumidos ás actividades desenvolvidas na empresa e identificar as actividades consumidas por cada objecto de custeio.
Assim o método ABC tem a vantagem de ter uma maior correlação dos custos apurados por objecto de custeio, um melhor controlo de custos e gestão dos recursos e dar uma melhor percepção das actividades relacionadas da empresa.
Este método foi utilizado em Portugal para tentar regulamentar algumas irregularidades nas empresas de telecomunicações, nomeadamente a Portugal Telecom. Para resolver a situação havia que compreender os custos da empresa e proceder à recolha de informação de custos com o objectivo de:
- Estabelecer preços adequados;
- Comparar as suas informações de custos com as da concorrência;
- Reduzir custos para manter a competitividade em termos de preços.
Para tal a PT desenvolveu um projecto conceptual do modelo de custos a aplicar na empresa, de modo a atingir os objectivos contabilísticos requeridos e os objectivos de gestão. Após a aplicação deste método a PT pode reduzir os seus custos, após serem determinados quais eram desnecessários à empresa, e obter preços mais competitivos nas