Metodista
Professor: Marília C. G. Duran
Maria Aparecida Coutinho Nascimento
Matricula: 218028
Itanhaém/2013
Aspectos epistemológicos
O termo epistemologia deriva do grego episteme que significa conhecimento, ciência e logós que significa discurso, teoria, tratado, estudo. Assim temos a etimologia da palavra epistemologia, consistindo na teoria ou tratado sobre a ciência ou teoria do conhecimento. Utilizado pela primeira vez em 1854, o termo a seguir possui várias definições, para a finalidade deste estudo utilizaremos a definição de Lima, segundo o qual “o olhar epistemológico sobre a produção científica consiste em situá-la no foco do questionamento e da crítica não como fim em si mesmo, mas através deste, viabilizar caminhos que possibilitem uma melhor reflexão e compreensão sobre o que se produz, como se produz, por que e para quê se produz” (LIMA, 2001).
O estudo epistemológico define-se, então, como análise de segunda ordem ou análise conceptual que desenvolve questões sobre as ciências, sobre os processos de produção do conhecimento e sobre a pesquisa científica.
Aspectos metodológicos
Olhar o trabalho a partir da perspectiva da atividade é também a saída de uma posição dicotômica entre saber e fazer, conceito e experiência, teoria e prática, como se essas ideias pudessem existir individualmente.
É considerar que essas ideias estão amalgamadas, coladas ao gesto de trabalho e não podem ser tomadas isoladamente.
Em linhas gerais trata se de uma pesquisa exploratória, que utiliza o estudo de caso único com uma única unidade de análise (holístico).
A metodologia de acordo com Barros e Souza Lehfeld (1986) “Consiste em estudar e avaliar vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas utilizações”.
Aspectos na produção textual
A linguagem escrita, relevante no contexto de sociedades letradas, está