Meteorologia
(A ciência da atmosfera)
Preliminares
A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos e está diretamente ligada à prática da astronomia. Para entender como as previsões meteorológicas são feitas e como os dados em que esta ciência se baseia para tais previsões são coletados, vamos estudar alguns dos instrumentos do meteorologista (profissional dedicado à meteorologia).
Os dados coletados por instrumentos simples ganham fundamental importância quando adicionados a outros dados, obtidos por sistemas mais complexos como os radares, balões e satélites meteorológicos, os quais nos fornecem imagens das formações de nuvens sobre a terra em tempo real.
As previsões meteorológicas atuais são feitas por computadores de alta velocidade que analisam um enorme volume de dados históricos e medições recentes, coletadas por milhares de estações espalhadas por todo o mundo, além de dados recebidos via satélites.
Objetivo
Conhecer e construir instrumentos de coleta de dados para o registro histórico e previsões meteorológicas.
Estação meteorológica
Uma estação de coleta de dados meteorológicos é um local adequado e bem planejado, que contém um conjunto de instrumentos aptos a fornecerem: a temperatura, a direção e velocidade dos ventos, os volumes de precipitações, o tempo de insolação, a umidade da atmosfera, a capacidade de evaporação etc.
Os dados da coleta diária e os históricos desses dados de anos anteriores é que nos permitirão fazer comparações e 'arriscar' a prever como se comportará o clima no futuro. Às vezes esta é uma necessidade imediata e a probabilidade de acerto está diretamente ligada à extensão do nosso conhecimento.
Por exemplo,
--- qual é a probabilidade de observarmos o eclipse total do Sol no amanhecer do dia 29 de março de 2006, em Natal-RN?
--- Será que lá chegando o céu não estará totalmente encoberto impossibilitando a mínima visão dos acontecimentos?
Baseados nos registros dos anos anteriores poderemos decidir