Metaética
PIPE 1 – Capítulos 9 a 11.
Filosofia Matutino 1° período.
Capítulo 9 – Contradição e desacordo
“Aquele quem diz que o aborto é aceitável está falando a verdade. Daqui resulta que o aborto é aceitável. Mas aquele que diz que o aborto é inaceitável também fala a verdade. Conclui-se que o aborto é que o aborto é inaceitável. então o aborto é tanto aceitável. que é uma contradição.”
Essa citação foi retirada de uma visão que o filósofo tenta criar para ficar um pouco mais claro para um entendimento maior sobre a teoria. Dizemos que algo é contraditório é porque esse algo foi contra a sua teoria de existência.
Quando se entra em uma contradição sobre algum assunto, como o citado acima, precisamos entrar em um consenso ou desacordo. Para chegar a um consenso, os dois indivíduos precisam discutir e argumentar sobre um assunto, e assim que chegarem a uma conclusão que agrade os dois lados eles entraram em consenso. O desacordo, em minha opinião, é o que aconteceu na contradição na citação acima. O desacordo é a oposição de ideias depois de argumentações a respeito do assunto. Para mim, a citação acima é um desacordo porque o assunto em questão não é uma verdade comprovada; afinal se fosse um fato, seria aceito por vários e vários países e não seria um assunto tão abordado e discutido em todo o globo.
Capítulo 10 – Relativismo e contradição
“O relativismo nos diz que um ato é correto se, e somente se for permitido pela convenção definitiva da sociedade em que ela é realizada. Mas se ela é realizada em mais uma sociedade, ele é governado por mais de um código. Quando os elementos de conflito, não há contradição.”
O relativista é aquele que analisa todas as partes, independente de ser o certo ou o errado. Em relação a contradição, um dos lados a ser realizados precisam ser da maioria, para que tenha mais poder de imposição. Acho que essa teoria esteja correta, pois precisa existir