Resgate Bibliografico
Disciplina: Supervisão de Estágio
Terceiro ano de: Serviço Social
Supervisor Pedagógico: Milene Secon
Aluna: Drielle Cristina Rodrigues
Resgate Bibliográfico
Apucarana
Agosto 2014
Autor/Título/
Referências
Descrição/Resumo
Origem/
Banco dados
Tenho?
Observações
Rosa, Lúcia Cristina dos Santos. Transtorno mental e o cuidado na família / Lúcia Rosa. – 3. ed. – São Paulo, Cortez, 2011. Capítulo I A família e o campo “PSI” – Estado da arte - 1.4.4 As teorias familiares: heterogeneidade de abordagens da família
As terapias familiares surgiram na década de 50 nos Estados Unidos da América, abraçando a visão circular em que as mútuas influências dos processos internativos se interconectam e se alimentam reciprocamente, criando e recriando diversos padrões de relacionamento. As terapias familiares sistêmicas fizeram maior efeito junto aos profissionais que atuam em clínicas particulares.
A escola estratégica segue o conceito de que o terapeuta passou a ter papel ativo na resolução de problemas familiares.
A escola estrutural valoriza o contexto social e atua com técnicas mais concretas, apropriadas para os segmentos mais pobres.
A escola de Milão usa o interrogatório circular como fonte de informações.
A escola construtivista acredita que o sistema familiar é construído por seus membros e se interessa pela construção de narrativas da problemática vivida.
A família é resinificadas no debate teórico nas suas relações gerais com a sociedade.
Biblioteca Central da FECEA
Não
A Autarquia Municipal de saúde conta com o setor de saúde mental, onde os pacientes podem ser atendidos e encaminhados para serem tratados em Caps Ad ou Caps I. Esses espaços possuem um planejamento terapêutico com uma perspectiva de evolução contínua. O apoio da família é fundamental nesse processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos