Metastase
(do grego metastatis – mudanças de lugar, transferência)
A Metástase é um processo que envolve a propagação de um tumor ou de um cancro às partes do corpo distantes de seu local original.
As metástases só se formam em tumores malignos, porém não são todos os tumores que as formam. Estas são um sinal de mau prognóstico, sendo assim, a presença de metástase agrava muito a situação da doença e dificulta o processo de cura.
Apenas 1 em cada 1.000 células que se desprendem do tumor primário podem formar metástase, isso porque elas precisam de habilidades específicas para transpor as barreiras celulares e se disseminar.
ETAPAS DA METASTASE
Separação das células neoplásicas, do tumor primário.
Invasão através dos tecidos e membranas.
Entrada nas rotas de propagação.
Alcance no órgão distante. (Pulmões, fígado, osso.)
Formação de uma nova lesão e novos vasos sanguíneos, que alimentarão o tumor. (Angiogênese.)
ROTAS DE PROPAGAÇÃO
Canais linfáticos: Favorecido pela maioria de carcinomas. (Propagação linfática).
Vasos sanguíneos: Favorecido pelos sarcomas e pelas algumas carcinomas que originam nos rins. (Propagação hematógena).
Cavidades de corpo: “Semente” das células Cancerosas nos espaços peritoneais (intestino, estômago e outros órgãos abdominais); Pleurais (pulmões); Pericardial (coração); subarachnoid (cérebro) e membranas.
Transplante do cancro: Através das agulhas ou de instrumentos cirúrgicos à outras partes do corpo durante a cirurgia e procedimentos diagnósticos.
TIPOS DE METASTASES
• Óssea:
Todo o tipo de tumor pode disseminar para o osso, incluindo tumores hematológicos (linfomas), porém, os mais comuns são os tumores da mama, do pulmão e da próstata. A área mais atingida são os ossos da coluna vertebral, embora qualquer osso longo do esqueleto apendicular e calote craniana possa ser atingido.
As metástases podem ser de 2 tipos: líticas, formando “ buracos” nos ossos, ou blásticas, formando condensações ósseas malignas nos