metanol preparacao e purificacao
Débora dos Santos Brito 030353 3ºA
Derivaldo Pereira de Brito 030446
Ingrid Nascimento da Costa 031131
Química Orgânica III
Experimento 5 : Preparação e Purificação do Metanol
Data Experimento: 28 de Abril de 2015
Relatório requisitado pela a disciplina Química Orgânica III, orientado pela profª Isabel Pereira como requisito de nota parcial no 5º Semestre.
São Bernardo do Campo
17 de Março de 2015
1) INTRODUÇÃO
Metanol ou álcool metílico é um composto orgânico do grupo dos alcoóis, com formula molecular H3C-OH, apresenta-se como um líquido incolor e de cheiro semelhante ao do etanol, muito solúvel em água, etanol e outros compostos orgânicos.
O fato de metal ser solúvel em água e em etanol reforça-se o perigo ao ingerir bebidas alcoólicas sem procedências, pois as mesmas podem conter este álcool como contaminante.
O metanol nunca deve ser ingerido, pois é um composto altamente tóxico, provoca cegueira e até mesmo a morte.
Esse álcool é empregado como solvente, combustível de aviões e jatos, anti-congelantes, entre outros.
O método de preparação do metanol utilizado no experimento em laboratório foi a de oxi-redução do formaldeído e hidróxido de sódio.Na purificação utilizamos o processo de destilação.
2) Objetivo
Preparar o metanol pelo método de oxi-redução do formaldeído e hidróxido de sódio e separar o produto utilizando o processo de destilação.
3) MATERIAIS E MÉTODOS
Hidróxido de sódio: Sólido inodoro branco na forma de grânulos, flocos ou pastilhas, altamente higroscópico e solúvel em água e etanol; insolúvel em solventes apolares, quando em solução aquosa é considerado uma base forte e por essa característica é utilizado em diversos processos industriais, como fabricação do papel, tecido, sabão e detergente. Também é empregado na purificação da água e como reagente laboratorial.
Formula: NaOH, massa molar: 39,997g/mol, densidade: 2,13g/cm3, ponto de ebulição: