metamorfoses
O documentário explica o processo da economia de materiais, de onde vem, como são distribuídos e pra onde vão nossas coisas, o que parece bastante simples, mas não é. Começando pelo motivo de ser um sistema linear, e, consequentemente, um sistema em crise, já que estamos em um mundo finito. Outro motivo é o fato desse sistema possuir inúmeras etapas que quase ninguém está ciente, etapas essas que trazem consequências nada boas para a sociedade. O governo e as grandes corporações, que só lucram com esses processos, ao invés de investirem em educação, saúde, promovem cada vez mais o consumo como se fosse um ritual, uma forma de vida, usando a obsolescência planejada e perceptiva. E esse consumo só consegue trazer bastante lixo, e lixo, na sua maioria, não reciclável. O filme termina mostrando sugestões para solucionar o problema, que seria tornar o sistema cíclico e harmonioso, energias renováveis e zero resíduos.
Koyaanisqatsi: Life Out of Balanc: O documentário é o primeiro de uma trilogia chamada “QATSI” e trabalha somente com imagens e música, sem o auxílio de qualquer diálogo. O filme começa lentamente com imagens de paisagens naturais e segue aumentando o ritmo com outras imagens da sociedade, a tecnologia, máquinas. A sequência mostra a relação do homem com o mundo moderno, a vida agitada e como a tecnologia influi nessa aceleração.
A Bahia é uma boa:
O vídeo mostra o contraste imenso existente entre a Bahia “vendida” para o turismo, com imagens de propaganda realizada para o verão baiano, e o que realmente acontece no dia-a-dia do cidadão, mostrando a situação do transporte público, trânsito etc.
The Corporation:
A obra mostra todo o lado negativo que está por trás das grandes corporações. Evidencia como o poder atribuído aos donos está diretamente ligado ao egoísmo, e como essas empresas deixam de lado responsabilidades ambientais e socias para alcançar apenas o lucro, se preocupando apenas com interesse próprio.