Planejamento tributario
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE INDÚSTRIAS DO RAMO DE CARTONAGEM COM OPERAÇÕES EM SANTA CATARINA E NO ESPIRÍTO SANTO
SILVIA CZORNEI
PROFESSORA ÉDINA E. Z. FIETZ TREML
PROFESSOR EDSON SCHOLZE
Orientação de Trabalho de Graduação
São Bento do Sul – SC
2013
1. TEMA
Planejamento Tributário
2. TÍTULO
Planejamento Tributário de Indústrias do Ramo de Cartonagem com operações em Santa Catarina e Espirito Santo
3. JUSTIFICATIVA
A redução dos custos e de despesas é um fator determinante para a tomada de decisão nas organizações, pois cada vez mais o mercado competitivo exige dos empresários adequações perante as turbulentas mudanças pelas quais as empresas passam diariamente. O valor abusivo de tributos pagos leva muitas delas perder a competitividade, não conseguindo manter-se inseridas no mercado.
A competitividade está ligada diretamente à eficiência empresarial, Denger (1989, p.106-107) afirma que:
Competitividade é a base do sucesso ou fracasso de um negócio onde há livre concorrência. Aqueles com boa competitividade prosperam e se destacam dos seus concorrentes, independente do seu potencial de lucro e crescimento... Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente.
A competitividade é o regulador para as adaptações das atividades de uma empresa em relação ao mercado. O planejamento tributário torna possível organizar as empresas e otimizar seus recursos visando reduzir custos com tributos. Ele é o caminho menos oneroso e lícito que a empresa escolhe, a partir de diversas opções apresentadas pela legislação tributária, para ter o menor percentual de tributos pagos. Para ter uma administração eficaz é essencial a presença de um bom planejador tributário, pois toda ação deve ser baseada em princípios, na maioria das vezes constitucionais tendo por finalidade garantir