Metalurgia
Qual a influencia das ligas no aço?
Mariana Gomes Bernardo
Carbono
O carbono aumenta a dureza do aço ferramenta, melhorando a resistência ao corte e ao desgaste.
O carbono também implica na definição de ferro, e aço. Porque quando tem ate 2,11% de carbono e aço, e acima de 2,11% de carbono e definido ferro. Quando o aço tem baixo teor de carbono ele e tem propriedades semelhantes ao ferro. Quando o teor de carbono aumenta, o metal se torna mais difícil e mais forte, mas menos dúcteis e mais difícil de soldar.
Manganês
Todos os aços ferramentas contem manganês- 0,3 a 0,8 %- para reduzir óxidos e a fragilização ou quente ocasionado pelo sulfeto de ferro. O manganês aumenta a temperabilidade e reduz a temperatura de alstenização.
Maiores teores de manganês – na faixa de 1,2 a 1,6 %- permitem a tempera com resfriamento mais brando. Em alguns aços liga (especialmente em aços austeniticos) o manganês substitui parcialmente o níquel com a finalidade de redução de custo de produção.
Níquel
O níquel e o manganês reduzem a temperatura austetoide. A temperatura de transição e reduzida progressivamente com o aumento do teor de níquel (aproximadamente 10c para 1% de níquel), mas a redução da temperatura de transformação no resfriamento e maior e irregular
Cromo
O cromo aumenta a temperabilidade do aço e contribui para a resistência ao desgaste e dureza. Quando o cromo excede 11% em aços de baixo carbono, um filme inerte e formado na superfície, criando resistência ao ataque por resistência ao ataque por reagentes oxidantes.
Porcentagens mais ultra de cromo e encontrado em aços resistentes a altas temperaturas.
Molibdênio
O molibdênio pode formar carbonetos complexos no ferro alfa e no ferro gama com (FeMo) 6C Fe21Mo2C6, e Mo 2C e presença de carbono. O efeito do molibdênio aumenta a temperabilidade e reduz as temperaturas de tempera. Também ajuda a aumentar a dureza ao rubro e a resistência