METALURGIA DO MAGNESIO
O Magnésio e o metal mais leve usado e produzido em escala comercial. Embora não seja tão abundante na crosta terrestre como o alumínio, ainda assim e o oitavo elemento mais abundante, correspondendo a 2% em massa da composição da crosta. Na natureza, este metal alcalino terroso nunca e encontrado na forma metálica, somente na forma de compostos como carbonatos, silicatos, sulfatos, cloretos, etc. Pode ser encontrado em mais de 60 minérios diferentes.
2. PROPIEDADES DO MAGNÉSIO
E um metal que possui diversas propriedades interessantes, sendo que a sua baixa densidade de 1,738 g/cm3 (ainda menor que a do alumínio) se destaca entre elas. Na temperatura de fusão a densidade diminui ainda mais, passando para 1,65 g/cm3. Possui pontos de fusão e de ebulição relativamente baixos, alto coeficiente de expansão térmica e modulo de elasticidade relativamente baixa, conforme apresentado na Figura 1.
2.1 Vantagens
Baixa densidade;
Excelentes características amortecedoras;
Elevada resistência à fadiga;
Ser paramagnético (não magnetizável);
Não dar origem a faíscas;
2.2 Desvantagens
Modulo de elasticidade relativamente baixo;
Alto coeficiente de expansão térmica;
Emprego impraticável acima de 200°c;
Susceptibilidade a corrosão sob tensão;
3. METALURGIA PRIMÁRIA DO MAGNÉSIO
Uma das principais características da indústria do magnésio e a quantidade de diferentes processos de produção, não havendo nenhuma tecnologia de produção dominante usada ao redor do mundo. Isso se deve ao fato de que alguns parâmetros básicos de produção, como matéria prima, método de redução, temperatura de produção e subprodutos, podem variar bastante de uma indústria para outra.
3.1 Matérias Primas
Magnesita: E um minério composto principalmente de carbonato de magnésio, com baixas concentrações de cálcio, ferro e manganês como impurezas. Contem