Metalurgia do Alumino
Fundição
Gustavo Cardoso.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO...........................................................................................................3
2- REVISÃO DA LITERATURA...................................................................................4
2.1-Consequências indesejáveis..................................................................................6
2.2-Impactos do alumínio na saúde.............................................................................7
3- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................8
1- INTRODUÇÃO
A ciência que estuda e gerencia os materiais desde sua extração do subsolo até a sua transformação em produtos adequados ao uso é chamada de metalurgia.
Metalurgia basicamente designa um conjunto de procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( 13 prótons e 13 elétrons ) com massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, em função dessa apropriada combinação entre suas propriedades físicas e químicas (Tabela1) ele também vem se caracterizando como um potencial substituto do aço e outras ligas metálicas especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica.
O nome do metal deriva do latim alumen (alúmen). Em 1761, L.B.G. de Morveau propôs o nome alumine para a base do alúmen, e em 1787, Lavoisier identificou-o definitivamente como o óxido do metal ainda por descobrir. Em 1807 Sir Humphey Davy propôs o nome de alumium para este metal, e mais tarde concordou em alterá-lo para aluminum. Pouco tempo depois, o nome