metalurgia basica
Tratamento Térmico
Marcelo Rosa da Conceição (Engenharia de Processos)
METALURGIA
Designa um conjunto de procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
CLASSIFICAÇÕES DAS INDUSTRIAS METALÚRGICAS
•Integradas –que operam as três fases básicas: redução, refino e laminação; participam de todo o processo produtivo e produzem aço. •Semi-integradas - que operam duas fases: refino e laminação.
Estas usinas partem de ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transforma-los em aço em aciarias elétricas e sua posterior laminação.
O QUE É AÇO ?
A definição mais usual de aço é: “Aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% até 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais resultantes dos processos de fabricação.”
O QUE É FERRO FUNDIDO (FOFO)?
A definição que usaremos neste estudo é a seguinte: “Ferro fundido é a liga ferro-carbono-silício, de teores de carbono geralmente acima de 2%, em quantidade superior à que é retida em solução sólida na austenita, de modo a resultar carbono parcialmente livre, na forma de veios ou lamelas de grafita”.
DIAGRAMA Fe-Fe3C
DIAGRAMA Fe-Fe3C AÇOS
MICROESTRUTURA
Nas ligas metálicas, a microestrutura é caracterizada pela quantidade de fases presentes, pela maneira com que estão distribuídas / arranjadas e suas proporções. Ela determina o comportamento mecânico de um material, sendo por isso de fundamental importância compreender a formação dela durante o processo de solidificação e Tratamento Térmico.
AUSTENITA
A austenita é uma fase sólida não magnética constituída de ferro na estrutura CFC. O ferro possui a propriedade de transformarse da estrutura CCC (cúbico de corpo centrado, caracteristica da ferrita-α) para a estrutura CFC (cúbico de face centrada, caracteristica principal da austenita). A transformação de cúbico de corpo centrado para cúbico de face centrado