Metalografia
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Eletromecânica da Escola Técnica
Estadual Frederico Guilherme Schmidt para a disciplina Tecnologia dos Materiais, sob orientação do Prof. André Santos.
SÃO LEOPOLDO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2.1 Observação Microscópia: 5
2.2 Observação Macroscópia: 5
3. ENSAIOS MECÂNICOS NÃO DESTRUTIVOS 6
3.1 Ensaios Visuais: 6
3.2 Ensaios Líquidos Penetrantes: 6
3.3 Ensaios de Partículas Magnéticas: 6
3.4 Ensaios de Ultra-som: 6
3.5 Ensaios de Raio-X: 6
4. MANEIRAS DE DETECTAR E VISUALIZAR OS DEFEITOS ESTRUTURAIS NOS AÇOS 7
5. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos observar como a metalografia é importante para definirmos as propriedades do material e fundamental para saber como será o resultado final da peça. Veremos qual a utilidade da metalografia e dos ensaios mecânicos, exemplificando 5 tipos de ensaios mecânicos não destrutivos e também informaremos como são os procedimentos para realizar os mesmos e seus objetivos e características. Por fim, reconheceremos como detectar e visualizar os defeitos estruturais de aços e outros materiais.
2. METALOGRAFIA
Metalografia pode ser definida basicamente como o estudo das características estruturais e da constituição dos metais ou ligas metálicas. Pode-se dizer que a utilidade da metalografia então é analisar a composição de metais e ligas metálicas, para assim caracterizá-los e suas propriedades, também útil para identificar e definir com que material se esta lidando e como manuseá-lo.
Para definirmos as propriedades de um metal, usa-se um procedimento chamado “Exame Metalográfico”, que consiste em preparar o material cortando-o, lixando, polindo e atacando-o com um reagente químico para finalmente revelar os compostos do metal.
Existem duas maneiras de observar sua estrutura:
2.1 Observação Microscópia:
Feita em um microscópio, aumentando em