Metalografia
1-Introdução
1.1-Ensaio metalográfico
1.2-Macográfia
1.3-Micrográfia
2-Objetivo
3-Métodos
3.1-Corte
3.2-Disco de corte
3.3-Procedimentos para corte
3.4-Embutimento
3.5-Lixamento
3.6-Ultra Som
3.7-Polimento
4- Material
4.1-Composição Química
4.2-Temperabilidade
4.3-Dureza esperada
4.4-
1-Introdução
O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional . O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça , sua composição , propriedade , estrutura,etc.
1.1. Ensaio Metalográfico
Procura relacionar a estrutura do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Pode ser Macrográfico e Micrográfico.
1.2 Macrográfia
Examina o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada . Por seu intermédio tem-se uma idéia do conjunto , referente à homogeneidade do material , a distribuição e natureza das falhas , impurezas e ao processo de fabricação.
1.3 Micrográfia
Consiste no estudo de produtos metalúrgicos , com o auxilio de um microscópio , onde se pode observar e identificar a granulação do material , a natureza , a forma , a quantidade , e a distribuição dos constituintes.
2 Objetivo
Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo para análise microscópica. Aplica-se a todos os produtos metálicos ferrosos .
O alvo de estudo foi o aço AISI 4340, que possui alta temperabilidade e é recomendado para aplicação em peças de grande espessura e alta resistência com elevada tenacidade.
3 Métodos
3.1. Corte
É necessário particionar o corpo de prova para obterem-se amostras que servirão para análise metalografica . Operações mecânicas como torneamento plainamento e outras , impõem severas alterações microestruturais devido ao trabalho mecânico a frio. O corte