Metal na Engenharia - Cobre
O aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Constituem os metais um dos grupos mais importante entre os materiais de construção, mercê de inúmeras propriedades que os fazem aptos a um sem-número de empregos do campo da Engenharia. Acresce ainda que a possibilidade da obtenção das ligas metálicas, melhorando certas propriedades, fez alongar ainda mais o seu campo de aplicação. O metal mais importante, ainda hoje, é o ferro, seguido pelo cobre, alumínio, chumbo e zinco. A utilização dos metais foi um dos fatos mais importantes na historia da humanidade.
Cobre
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido, é encontrado na natureza como a rocha de nome Malaquita.
Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.É largamente empregado em instalações elétricas como condutor; em instalações de água, esgotos, gás, pluviais, coberturas, forrações, ornatos, etc.
Recomenda-se sempre que as canalizações de gás liquefeito sejam feitas de cobre, porque resistem melhor quimicamente e são mais fáceis de soldar que as de ferro galvanizado.
Pela mesma razão é usado em redes de esgoto e pluviais. As caixas e ralos de cobre são muito mais resistentes que as de chumbo. As calhas de cobre são superiores às de zinco ou galvanizado.
Em coberturas pode ser usado para impermeabilizações de terraços ou na forma de telhas.
É também utilizado em paredes divisórias, como elemento vedante, altamente decorativo e na manufatura de ornatos diversos.
As ligas mais importantes do cobre são os bronzes (cobre e estanho), latões (cobre e zinco), metal monel (cobre e