Metais
Desde o surgimento do planeta há milhões de anos, os compostos e os elementos químicos são utilizados, porem o uso destes, tem aumentado significativamente a partir da revolução industrial. Sendo este um dos fatores primordiais para o aumento dos contaminantes derivados dos processos industriais, agricultura e outras atividades fossem acumulando no solo e/ou sedimentos ao longo do tempo. Proporcionado estes contaminantes, se acumularem em regiões ou locais que são depositados resíduos industriais ou mesmo domésticos, portanto podem ser encontrados também dispersos na atmosfera, o que pode favorecer em seu transporte ate a sua bioacumulação no meio ambiente.
É sabido nos dias de hoje que muitos dos problemas ambientais atuais acontecem devido a um acúmulo de poluentes acima da carga crítica de solos e sedimentos (KLIJN, 1991).
Neste caso pode - se especificar os metais pesados porque estão presentes naturalmente no solo e sedimentos em baixos teores, porém em alguns locais podem apresentar teores mais elevados, seja por motivo de acumulação natural ou por alguma atividade antropogênica qualquer.
Diante do senário mundial atualmente pode-se afirmar que os metais pesados fazem parte do processo de desenvolvimento dos seres vivos, assim como se pode afirmar que são os responsáveis por causar grandes catástrofes ao redor do planeta, isto pelo grande poder de destruição destes metais, quando entram em contato e se regem com outros elementos químicos, processo que pode variar de acordo com o estado, natureza e ambiente em que se apresentam.
As interações entre compostos ou elementos químicos correlacionados ao meio ambiente são bastante complexas e individualizadas. Considerando isto, cada composto ou elemento químico apresenta relações