Cancer de pele
PUBLICIDADE
Assim como em outros tipos de câncer, fatores ambientais e genéticos estão relacionados com o câncer de pele.
A radiação ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas de câncer de pele. Essa radiação provoca danos no DNA, atingindo genes que controlam o crescimento celular. Esse dano é cumulativo e, a partir de um determinado número de lesões ocorridas no DNA da célula, esta não consegue se reparar e começa a crescer de maneira desordenada, dando início a um tumor.
Existem 2 tipos de radiação UV: a UVA e UVB. Antigamente os cientistas acreditavam que a exposição excessiva aos raios UVB seria a principal causa do câncer de pele, entretanto, pesquisas recentes demonstram que os raios UVA podem também estar envolvidos. Outras fontes de raios UV são cabines de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas. Essas radiações, além de causarem danos ao DNA, provocam queimaduras solares, que ocasionam dor, vermelhidão, edema, envelhecimento precoce e podem desencadear processos de câncer de pele.
Fatores genéticos também estão relacionados com as causas do câncer de pele. Nesses casos, o câncer é hereditário e deriva de genes recebidos dos pais. Presença de nevos (manchas na pele) displásicos, queimaduras graves e bolhas devido à exposição ao sol e sistema imunológico enfraquecido (como no caso do câncer das células de Merkel) podem também ser causas do câncer de pele.
Outros fatores que também podem aumentar o risco de câncer de pele: * - Exposição a radiação ionizante, como a radioterapia; * - Exposição crônica a baixas quantidades de arsênio; * * - Síndromes genéticas como xeroderma pigmentosa; * * - Feridas crônicas na pele, como úlceras e queimaduras; * * - O tabagismo aumenta o risco de carcinoma espinocelular; * * - Infecção por HPV (papiloma vírus humano) está associado com carcinoma de células escamosas das áreas genitais e ao redor das unhas. * * - Fatores