Trabalho
Gestão de Sistemas de Informação
1. A implantação de um
ERP afeta as organizações nas dimensões Culturais, Organizacionais e
Tecnológicas. Esses sistemas controlam toda a empresa, da produção às finanças, registrando e processando cada fato novo na engrenagem corporativa e distribuindo a informação de maneira clara e segura, em tempo real. Você acredita que este fenômeno pode se modificar tendo em vista o tamanho das organizações? Eu diria que dois fatores principais neste caso poderiam afetar o desenvolvimento deste software. Um deles seria o tamanho da empresa, pois quanto mais equipamentos são utilizados, mais risco de dar problema em algum deles. Outro fator, não dependeria do tamanho da empresa, mas sim, da complexidade do software implantado, pois quanto mais difícil sua utilização/manuseio, mais dificuldades poderão surgir por parte dos usuários, e também na integração dos softwares.
2. Ao adotar um ERP, o objetivo básico não é colocar o software em produção, mas melhorar os processos de negócios usando tecnologia da informação. Mais do que uma mudança de tecnologia, a adoção desses sistemas implica um processo de mudança organizacional. O que você entende por mudança organizacional provocada por um
ERP?
Algumas mudanças nos softwares geram também alterações físicas no espaço das empresas, isso ocorre muitas vezes em todos os setores, pois a intenção é, reavaliando o processo, se chegar a um modelo que facilite o trabalho e que o cliente receba seu produto de forma mais rápida e ágil. A cultura muda, porque são quebrados alguns paradigmas, por exemplo: pessoas são trocadas de lugar, para que sejam melhores aproveitados os espaços, gerando conflitos. Entender o novo sistema no computador também é mais difícil, gera um desconforto inicial, mas que teoricamente, a curto prazo, todos devem perceber as diferença positivas.
3. O ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os