metais
Alumínio: bauxita, criolita, granitos, etc.
Manganês: pirolusita.
Estranho: cassiterita.
Zinco: blenda de zinco ou esfalerita, willemita, smithsonita, calamita ou hemimorfita,
Niquel: lateríticos e sulfuríticos
Ouro: é obtido pela lixiviciação com cianeto.
Chumbo: sua principal fonte é a galena, mas temos a cerusta e aglesita.
Localização das principais jazidas desses minérios no Brasil e no mundo:
Aluminio :
Por não existir jazidas de alumínio e sim as bauxitas que daí é contraído o alumínio. As principais do Brasil são localizadas no estado do Pará e minas gerais, que aproximadamente contem em torno de 2,7 bilhoes de toneladas de reservas, assim sendo 11% das reservas mundias. São reservas de bauxita dotipo trihidratadas as encontradas na Guiné, Austrália, China, Brasil, Jamaica e Índia. As bauxitas desse tipo apresentam custos mais baixos na sua transformação em alumina uma vez que requerem pressões e temperatura mais baixas do que as bauxitas do tipo monohidratadas encontradas, por exemplo, na França, Grécia e Hungria.
Manganes
O país é o terceiro produtor mundial de manganês, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas ao ano. Sua extração ocorre, especialmente, em jazidas situadas na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Grande parte da produção tem como destino o mercado externo, sendo absorvida principalmente pelos Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês tem seu uso vinculado à fabricação do aço e de diversos produtos químicos.
Estanho:
No Brasil as maiores jazidas de estanho se localizam no Estado de Minas Gerais ( São
João del Rei); São Paulo ( Mogi das Cruzes); Rio Grande do Norte ( Carnaúba do Dan tas, Parelhas e Acari); Paraíba ( Juazeiro, Soledade e Picui); Goiás ( Ipameri e Piracan juba; Amapá ( Amapari) e no Estado de Rondônia.
No mundo, as maiores jazidas são encontradas na Malásia, Russia, Tailândia,
Indonésia, República Democrática do Congo, Bolívia,