METAIS
Metais pesados são elementos químicos altamente reativos e bio-acumulativos, ou seja, acumulam-se com o tempo no organismo que é incapaz de eliminá-los.
2) Onde estão presentes? Pilhas, baterias, computadores, aparelhos de televisão e celulares.
3) Quais metais estão presentes em pilhas e baterias?
Zinco, chumbo, manganês, as pilhas e baterias possuem ainda elementos químicos perigosos, como o cádmio, cloreto de amônia e negro de acetileno. A pilha alcalina contém mercúrio.
4) Como contaminam o meio ambiente? (Solo, água)
Os metais pesados não podem ser destruídos e são altamente reativos do ponto de vista químico, o que explica a dificuldade de encontrá-los em estado puro na natureza. Normalmente apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando minerais em rochas. Quando lançados na água como resíduos industriais, podem ser absorvido pelos tecidos animais e vegetais. Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
5) Como agem no organismo humano?
Chumbo
Onde encontrar: pode ser encontrado na fabricação e reciclagem de baterias de carros, indústria de tintas, pintura em cerâmica e soldagem;
O que faz: provoca a diminuição do sistema cognitivo e intelectual, aumento da pressão arterial, danos aos rins e ao sistema reprodutivo.
Cádmio
Onde encontrar: pode ser encontrado em soldas, tabaco, baterias e pilhas;
O que faz: provoca disfunção renal, doenças ósseas, perda de peso, hemorragia e problemas no fígado e nos pulmões.
Cromo
Onde encontrar: pode ser encontrado em indústrias de corantes, tintas e esmaltes
O que faz: pode provocar asma e câncer.
Mercúrio
Onde encontrar: pode ser encontrado em lâmpadas fluorescentes
O que faz: provoca alterações no fígado, rins e no sistema