metais
Os composto cerâmicos também podem apresentar defeitos pontuais, isso ocorre com os metias, onde são possíveis tanto lacunas como intersticiais; entretanto, uma vez que os materiais cerâmicos contêm íons de pelo menos dois tipos diferentes, os defeitos podem ocorrer para cada espécie de íon. A expressão estrutura do defeito é usada com frequência para designar os tipos e as concentrações dos defeitos atômicos encontrados nos metais cerâmicos.
Eletroneutralidade é o estado que está presente quando existem números iguais de cargas positivas e cargas negativas dos íons.
2710815307975Ressaltamos dois tipos de defeito : Defeito de Frenkel e o Defeito de Schottky.
Defeito de Frenkel: Quando envolve uma lacuna de cátion e um par cátion-intersticial, ele pode ser considerado como sendo formado por um cátion que deixa sua posição normal e se move para o interior de um sítio intersticial.
Defeito de Schottky: Defeito encontrado em materiais do tipo AX consiste em um par composto por uma lacuna de cátion e uma lacuna de ânion. Ele pode ser considerado como tendo sido criado pela remoção de um cátion e de um ânion do interior do cristal, seguido pela colocação de ambos os íons em uma superfície externa.
Se nenhum outro tipo de defeito estiver presente, diz-se que o material é estequiométrico, que pode ser definida como um estado para os compostos iônicos onde existe a razão entre cátions e ânions prevista pela fórmula química.
Impurezas nos Sólidos
Impurezas nos Metais
Um metal puro que consiste em apenas um tio de átomo é simplesmente impossível; impurezas ou átomos estranhos estarão sempre presentes, e alguns irão existir como defeitos cristalinos pontuais.
Os metais mais familiares não são altamente puros; ao contrário, eles são ligas, onde átomos de impurezas foram adicionados intencionalmente para conferir características específicas ao material. Em relação às ligas, os termos soluto e solvente são termos comumente empregados.