informatica
1. Introdução
O termo Comunicação de Dados é utilizado para caracterizar sistemas de telecomunicações em que a informação na origem e no destino encontra-se na forma digital. Portanto, entendamos por dados, os caracteres representados no formato digital por bits 0 e 1 (zeros e uns). Dados é a denominação para qualquer informação digitalizada.
Essas informações podem ser dos seguintes tipos: voz, áudio, imagens, vídeo ou dados propriamente ditos. Geralmente são processadas por sistemas computacionais ou sistemas que possuem as funcionalidades para converter os sinais analógicos para o formato digital, a fim de serem transferidas entre localidades diversas para atender às necessidades de cada usuário.
Essa transferência de informações pode ser feita através de meios próprios, no qual o usuário detém a propriedade do sistema, ou por provedores de serviços, que fornecem os meios para interligar as diversas localidades e cobram pelo serviço fornecido.
2. Informação e Sinal
A transmissão da informação através de sistemas de comunicação pressupõe a passagem de sinais através dos meios físicos de comunicação que compõem as redes. O processo de comunicação envolve a transmissão de informação de um ponto a outro através da sucessão dos seguintes processos:
- A geração de uma ideia, padrão ou imagem na origem;
- A descrição dessa ideia, com certa medida de precisão, por um conjunto de símbolos;
- A codificação desses símbolos em uma forma propícia à transmissão em um meio físico disponível;
- A transmissão desses símbolos codificados ao destino;
- A decodificação e reprodução dos símbolos;
A recriação da ideia transmitida – com uma possível degradação de qualidade – pelo destinatário.
Sinais nada mais são do que ondas que se propagam através de algum meio físico, seja ele ar, um par de fios telefônicos, etc. O contexto no qual empregamos os termos sinal e informação é que os diferenciam. Informações estão