metais
O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27u .Por ser leve relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos computadores aparelhos de áudio e vídeo, latas de bebidas refrigerantes e cervejas, além de utensílios culinários panelas, baldes de gelo e “papel alumínio”. Nas condições ambientes, é sólido e brilhante. E por possuir grande afinidade com oxigênio (já que é um metal não nobre) não é encontrado puro na natureza (apesar de ser o metal mais abundante da crosta terrestre) mas na forma de óxidos e silicatos.Sua trivalência positiva faz com que seja altamente oxidável, logo, sua aparência visual é de cinza fosco para que sua verdadeira aparência brilhante seja vista, é necessário um polimento ou atrito com outro metal mais duro.
Os principais minérios do alumínio
O alumínio impuro constitui cerca de 8% do solo da Terra, e se apresenta na forma da criolita (fluoretos de alumínio de sódio), bauxita (hidróxidos de alumínio com argila) ou ainda, granitos e outros sais silicatados e oxigenados.
Praticamente todo o alumínio produzido provém da própria bauxita, pois os outros minérios tornam o processo mais inviável, seja pela escassez ou pela dificuldade de romper as ligações químicas, exigindo altas temperaturas.
A bauxita ocorre em três formas principais dependendo do número de moléculas de água de hidratação e da estrutura cristalina. As três formas estruturais da bauxita são Gibsita – Al(OH)3 –, Boemita e Diasporita – ambas AlO(OH). A diferença principal entre as duas últimas é que Diasporita tem uma estrutura cristalina diferente da Boemita, e requer temperaturas mais altas para que ocorra desidratação.
Localização das principais jazidas do alumínio no Brasil e no mundo
A bauxita pode ser encontrada em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A grande