Eleiçoes 2014
No Brasil, só os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, ter o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil eleitores.
As eleições no Brasil acontecem a cada dois anos, a exemplo dos prefeitos e vereadores em 2012 e dos presidentes, governadores, deputados e senadores em 2014. Os mandatos de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores e do presidente da República duram quatro anos; o dos senadores por oito anos.
Estima-se que, nestas eleições, mais de 22 milhões de eleitores foram identificados por meio da biometria, processo no qual o eleitor é identificado através de suas impressões digitais e, para isso, houve um recadastramento para coletar as digitais e atualizar os dados de milhões de eleitores em alguns municípios no Brasil. A vantagem apontada pelo Tribunal Superior Eleitoral é de “praticamente eliminar a intervenção humana” na etapa de identificação, assim diminuindo fraudes pelas quais uma pessoa se passa por outra.
As eleições 2014 podem ser marcadas pelo ano de 2013, ano cujo no brasil, deram inicio a manifestações, nas quais grande parte do povo brasileiro, sairam as ruas para lutarem pelos seus direitos, e por