Metais
Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos electrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de ions positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os electrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais (teoria de bandas).
Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metalóides e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica.
Características gerais
• Condutibilidade: boa característica de condução térmica e elétrica
• Ductibilidade: capacidade de ser transformada em fios
• Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas
• Elasticidade: capacidade de voltar ao normal após ser esticado
• Tenacidade: resistência à tração
O tamanho, forma e disposição das partículas metálicas, especificados pela metalografia, são fundamentais para o reconhecimento das propriedades físicas que determinam a plasticidade, resistência à tração, dureza e outras propriedades do material. Esses fatores podem ser alterados por tratamentos térmicos (ciclos de aquecimento e resfriamento controlados) ou mecânicos (forjamento, trefilação, laminação, etc.).
São ao todo 91 metais.
Por que os metais são chamados assim?
• Metais Alcalinos: recebem esse nome devido ao vocábulo álcali, que significa cinza de plantas, onde podem ser