metais
Existem 86 metais conhecidos, antes do século XIX apenas 24 eram conhecidos e destes, 12 foram descobertos no século XVIII. A partir da descoberta dos primeiros tipos, ouro e cobre até o final do século, apenas doze eram conhecidos, os principais metais da antiguidade eram aqueles sobre os quais a civilização se baseava: ouro, cobre, prata, chumbo, estanho, ferro fundido e mercúrio ( o único metal encontrado no estado líquido).
Quanto a sua estrutura, sao ligados por retículos cristalinos, sendo que cada átomo fica rodeado por 8 ou 12 outros átomos do mesmo elemento metálico, tendo, portanto, atrações iguais em todas as direções.
Os átomos dos metais possuem apenas 1, 2 ou 3 elétrons na última camada eletrônica (e essa camada normalmente é bem afastada do núcleo, e, consequentemente, atrai pouco os elétrons), o resultado é que os elétrons escapam facilmente e transitam livremente pelo reticulado, fazendo com que se desloquem uns pelos outros, como se "passeassem" pelo metal.
É esse "passeio", que através da ação conjunta dos núcleos atômicos dispostos de forma regular criam a ligação metálica (força de ligação entre átomos metálicos).
Este modelo da ligação é conhecido como "mar de elétrons". Podemos dizer que metais são formados por íons positivos imersos nesse "mar" de elétrons livres. A capacidade que o metal tem de conduzir corrente elétrica é explicada pela presença desses elétrons.
(esquema do "mar de elétrons").
Possuem suas características e propriedades mecânicas específicas, as quais podemos identificá-los com maior facilidade, são elas: Brilho, Condutibilidade térmica e elétrica, ductibilidade, pontos de fusão e ebulição elevados, resistência a tração, densidade elevada e maleabilidade
Brilho
Quando polidos, os metais apresentam um brilho característico devido aos elétrons livres localizados em sua superfície, os quais absorvem e irradiam luz.
Ductibilidade
Ao aplicarmos uma determinada força ou pressão em determinadas