Metais
As matérias sólidas podem ser agrupadas em Metais, Cerâmicas e Polímeros.
Metais
Os materiais metálicos são considerados os menos biocompatíveis de todos os materiais sintéticos. Eles estão mais preparados para sofrer corrosão e outras coisas no meio fisiológico mais mesmo assim esses metais ainda são corroídos, A questão a desejar é sobre o efeito sistêmico dos produtos devido a corrosão, outro ponto negativo é sua alta densidade e elevado modulo de elasticidade ainda assim eles tem propriedades mecânicas superiores aos outros materiais são mais baratos e mais fácil de processamento. Normalmente são combinações de elementos metálicos que tem excelente condução elétrica e de calor e tem uma aparência lustrosa, Eles são fortes mais são deformáveis e são extensivamente usados em aplicações estruturais. Exemplos de Metais; Aço, Alumínio, Zinco, Chumbo.
Cerâmicas
As cerâmicas têm densidade moderada, bastante biocompatibilidade, e boa resistência á compressão. Em principio são utilizadas para substituir tecidos duros como ossos e dentes. Mais as cerâmicas têm dois grandes inconvenientes: Tem baixa tenacidade á fratura e dificuldade de processamento, E também algumas sofrem degradação de suas propriedades em meio fisiológico. É um composto que possui elementos metálicos e não-metálicos é fraco condutor de eletricidade e calor, são duros e frágeis mais são mais resistentes do que os metais e os polímeros a altas temperaturas e ambientes agressivos. Exemplos de Cerâmicas; Diamantes, vidros.
Polímeros
Os materiais poliméricos, devido a sua baixa densidade são ideais para substituir tecidos moles do organismo humano. As principais características são: alta ductilidade, boa compatibilidade,