Metais na eletronica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Campus Campo Mourão, Paraná, Brasil.
Coordenação de Engenharia Eletrônica – COELE
BR 369, Km 0,5 – Caixa Postal: 271, CEP 87301-006
Cobre
O cobre é um metal de número atômico 29, que é encontrado na natureza, principalmente nos minerais calcocita, calcopirita e malaquita, além de também estar presente no mineral turquesa. Seu nome vem da palavra romana cuprum, que por sua vez é derivado de cyprium, que é o nome utilizado para Chipre, que tinha sido a principal exportadora deste metal. A palavra cobre assemelha-se mais com copper, que é cobre em inglês.
Mas, o cobre ganhou maior destaque a cerca de 7000 anos atrás, por volta de 3000 a.C, na era do bronze, quando se descobriu que com ele podia-se formar ligas metálicas. Os povos do Egito, Mesopotâmia e dos vales hindus já estavam familiarizados com ele. O acréscimo de estanho ao cobre forma uma liga de maior resistência frente à corrosão pela água e pelo ar, que é o próprio bronze. Também quando se adiciona zinco ao cobre, forma-se o latão que, assim como o bronze, é mais durável que o metal puro. Hoje em dia, existem mais de mil tipos de ligas com o elemento cobre.
Normalmente usado em fiação elétrica, como de fontes de energia às tomadas e das tomadas aos aparelhos eletrônicos, o cobre é utilizado devido ao seu elevado grau de condutividade e sua capacidade para conduzir poderosas correntes elétricas. A condutividade do cobre é tão grande que a Comissão Eletrotécnica Internacional exige que casas e certos aparelhos sejam equipados com fios de cobre.
-Modo de Extração
Existem dois tipos de Extração a céu aberto e subterrâneo. O modo de extração consiste em retirar rochas que possuem o minério e em seguida triturar e adicionar os agentes de Flotação(Processo com óleo e água que capta partículas de cobre)que produzem uma espuma rica em cobre que é retirada desidratada, concentrada e fundida em metal.
-Impactos ao meio ambiente