metafisicas
A metafísica busca também dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo. Outro campo de análise da Metafísica são as relações e interações dos seres humanos com o Universo.
O grego Aristóteles foi o filósofo que pensou e produziu mais conhecimentos sobre metafísica na antiguidade. Já na época Moderna, podemos destacar os estudos do matemático e filósofo frânces René Descartes.
CONCLUSAO: O livro Descartes – a metafísica da modernidade, de Franklin Leopoldo e Silva, esclarece melhor todas essas questões que ajudaram a fazer com que a ciência e a tecnologia chegassem onde chegaram hoje. O autor é livre-docente em filosofia pela Universidade de São Paulo, e esclarece a filosofia cartesiana com uma metodologia que impressiona, a mesma metodologia cartesiana, que parte do pensamento simples para o complexo, para um melhor entendimento.
São comentados aspectos metafísicos da filosofia racional de Descartes. Ao estabelecer um método para a compreensão completa das coisas, ele critica e destrói a metodologia existente na época, que acompanhava a síntese feita por S. Tomás De Aquino : união entre filosofia aristotélica e doutrina religiosa cristã. Descartes não foi o primeiro a duvidar dos dogmas religiosos, e o livro traz informações sobre outros sábios da época, como Giordano Bruno, que foi condenado à morte na fogueira por ter afirmado que o universo era infinito, quando um dos dogmas religiosos era a concepção de Deus como algo infinito, e todo o restante, criado por ele, como finito, e isso incluía o universo. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, as teses de Galileu também foram condenadas pela Igreja, mas este renegou-as para salvar sua vida.