Metafisica
É considerada uma das disciplinas fundamentais da filosofia. Se resume em tratar problemas da filosofia teórica (são tentativas de descrever os fundamentos, as leis, as condições, causas ou princípios, etc.). É uma série de tratados escritos por Aristóteles, onde ele define as quatro causas das coisas a seguir:
- Causa Formal: É a forma, ou essência da coisa (Um objeto se define pela sua forma.)
- Causa Material: É a matéria de como uma coisa é feita (A matéria na qual consiste o objeto).
- Causa Eficiente: É a origem da coisa (Aquilo ou aquele que tornou possível o objeto)
- Causa Final: É a razão de algo existir ( A finalidade do objeto)
No tratado de Aristóteles sobre a metafísica, ele quer dizer que o propósito da matéria é ser bem estudada, é estudar bem todas as causas de todas as coisas, como primeiramente, Deus. Em todo esse aspecto a metafísica pode ser considerada como uma forma de investigação extremamente geral, onde o principal objetivo é investigar os objetos em sua condição simples e fundamental de entidade.
Essa dupla compreensão do que seria o objetivo da metafísica se manteve durante a Idade Média. Os filósofos e teólogos medievais também consideravam como "metafísicas" tanto as investigações sobre a natureza de Deus e de suas relações com o mundo, como as pesquisas sobre as características mais abrangentes da realidade.
David Hume:
Foi um filósofo e historiador escocês, nascido em 7 de Maio de 1711 em Edimburgo. Foi uma das figuras mais importantes do chamado “ilusionismo escocês”. É visto por vezes como o terceiro e o mais radical dos chamados empiristas britânicos.
A influente filosofia de Hume é famosa pelo mundo, graças ao seu profundo cepticismo, apesar de muitos especialistas preferirem destacar a sua componente naturalista.
Suas principais ideias foram: No seu ataque ao papel da razão no julgamento do comportamento, Hume argumentou que o comportamento imoral não é