Metafisica
Para Aristóteles a metafísica pode ser vista simultaneamente, ontologia, filosofia e teologia, na medida em que se ocupa do ser supremo dentro da hierarquia dos seres. Acabou por se impor como denominação da ciência que, em conformidade com a primeira filosofia.
Os primeiros princípios de Aristóteles dizem respeito aos princípios lógicos, a saber: o princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
O princípio de identidade: é auto-evidente e determina que uma proposição é sempre igual a ela. Podemos afirmar que A=A.
O princípio da não contradição: afirma que uma proposição não pode, ao mesmo tempo, ser falsa e verdadeira. Não se pode propor que um triângulo possui e não possui três lados, por exemplo.
O princípio do terceiro excluído: afirma que ou uma proposição é verdadeira ou é falsa, e não há uma terceira opção viável.
Além dos princípios, de acordo com Aristóteles, existem quatro causas fundamentais. São elas:
Causa Material
Causa Formal
Causa Eficiente
Causa Final
Temos como exemplo:
Matéria – Mármore
Eficiente – Escultor
Forma – Estátua
Final – Exposição em Museu Histórico.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Foi um importante filosofo grego, um dos grandes pensadores com a maior influencia na cultura ocidental. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, a Escola Liceu, voltada para o