SLIDE CINESIO JOELHO VALGO
358 palavras
2 páginas
JOELHO VALGO OU GENO-VALGOEXERCÍCIOS DE CORREÇÃO
Bacharelado em Educação Física
Msc. Ayrton Moraes Ramos
COMPONENTES
•
•
•
•
•
•
•
•
Elaine Marques Sampaio Costa
Elizabeth Tavares Felix
Jully Esla Feitosa Silva
Karem Layane Sátiro Barbosa Brito
Kelly?
Maria Alexandra Coelho Santana
Mayara Patrícia Souza Moraes
Nathalia Fontes Bourbon
O chamado joelho geno-valgo postural ou joelho em X constitui uma alteração provocada pela rotação lateral do fêmur e da tíbia, hiperextensão dos joelhos e supinação dos pés.
Trata-se de uma projeção dos joelhos pra dentro da linha média do corpo, causada, geralmente, pela hipertrofia da musculatura lateral da coxa e/ou hipotonia (enfraquecimento) da musculatura medial da coxa.
O valgo, frequentemente, é atribuído à frouxidão do ligamento colateral medial, provocando uma instabilidade.
JOELHO VALGO
Joelho valgo fisiológico: geralmente ocorre em crianças de faixa etária compreendida entre dois a sete anos aproximadamente. O limite da anormalidade de valgo é de
10°. Nos casos mais acentuados, a criança anda com dificuldade e se queixa de cansaço nas pernas, ocorrendo nos esforços e, principalmente, quando corre batendo um joelho no outro.
Joelho valgo patológico: Maior que 6cm, irredutível por falta de mobilidade. Deformidade no fêmur e na tíbia é menos frequente o tratamento é cirúrgico.
Os principais responsáveis são os músculos internos da coxa, que se encontram retraídos, auxiliados por um músculo chamado tensor da fáscia lata, que é aproveitador da situação e fixa a deformidade. Pode ser também provocado por um problema ósseo, que provoca distribuição desigual de pressões sobre o joelho. Mas comum em meninas e em obesos .
Joelho Valgo Fisiológico
Observações periódicas e acompanhamento do crescimento do paciente. A resolução é espontânea.
Joelho Valgo Patológica
Osteotomia na parte distal do fêmur ou proximal da tibia e fibula (resultados imediatos )
Alguns exercícios de fortalecimento