METAFISICA DE ARIST TELES
As quatro causas:
1. Causa Material: aquilo do qual é feita alguma coisa. Exemplo: Argila;
2. Causa Formal: a coisa em si. Exemplo: O vaso de argila;
3. Causa Motora: aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge. Exemplo: A mão de quem modela a argila;
4. Causa Final: aquilo para o qual a coisa é feita. Exemplo: portar arranjos para enfeitar um ambiente.
As dez categorias:
1. Substância: Uma substância pode pertencer a um grupo hierárquico de substâncias. Exemplos: "homem" e "cavalo", sendo ambos "animais"; Sócrates é uma particularidade da substância "homem".
2. Quantidade: Trata-se da medida (quantidade contínua) ou da contagem (quantidade discreta) de uma substância. Quantidade não inclui comparações como alto e baixo, grande e pequeno, muito e pouco, pois tais termos representam relação e não quantidade.
3. Relação ou relativo: Algo que depende de um complemento ou que da relação com outra coisa. Como exemplo temos, respectivamente: "conhecimento" (conhecimento de que?), "hábito" (de que?); "metade" e "dobro", "alto" e "baixo", "mestre" e "escravo".
4. Qualidade: Como qualidades temos as virtudes (p.ex. justiça, domínio próprio), as formas (p.ex. triangular, redonda), as coisas que nos tornam capazes ou incapazes de fazer algo (p.ex. força muscular, cegueira) e quaisquer características que somos capazes de perceber (p.ex. doçura, clareza). O conhecimento de algo em particular é classificado como uma qualidade.
5. Ação: Não é descrito em detalhes, mas pelos têm exemplos, o que pode ser expresso por verbos de ação ou de processos, p.ex., sorrir, cortar, aquecer.
6. Efeito: efeito ou recepção sofrida por uma substância a partir de uma ação realizada por algum agente, p.ex., ser ferido, ficar aquecido. Alguns denominam de paixão.
7. Tempo: Indica um ponto no tempo em relação ao curso de eventos extrínsecos, p.ex., tarde de ontem, ano passado. OBS: A medida da duração de uma ação ou substância é classificada como quantidade.
8.