Introdu O Do Barroco
Podemos dizer que a cidade de Belém, capital do estado do Pará, é muito rica em construções históricas especialmente no que se diz respeito a igrejas católicas. Andando por um dos bairros mais antigos da cidade morena, o bairro da Cidade Velha, é possível notar a presença de edificações religiosas de arquitetura antigas bastante imponentes.
O estilo arquitetônico chamado de Barroco é muito presente na maioria dessas construções, tanto no exterior dos prédios e principalmente no interior. O exagero em detalhes decorativos pintados nas cores vermelha, azul e dourado se tornam marcas registradas dessa escola literária e artística. Pinturas em tetos ou em quadros demostram a discursão que teoriza o Barroco, que é a constante luta do homem contra as tentações da carne em meio às questões e deveres espirituais.
A tendência artística barroca nasce na Itália e ganha força em meados do século XVl , mas só chega com expressão a antiga cidade de Belém do Grão Pará por volta do século XVlll, quando desembarca na mesma o arquiteto italiano José Antônio Landi, que começa a fazer intervenções em algumas igrejas dando a elas traços do Barroco. Landi é considerado o urbanizador com maior importância para capital paraense, por conta de seu trabalho realizado em diversos prédios históricos. O Palácio Antônio Lemos e as Igrejas de Sant’ana, Santo Alexandre e de Nossa Senhora do Carmo são algumas das obras que o arquiteto e urbanista italiano assinam.
O Barroco se consolida principalmente pelos trabalhos sacros como imagens de santos talhados em madeira, pinturas em quadros religiosos e em paredes e tetos de templos religiosos cristões. A partir de agora vamos conhecer como o Barroco se concretizou em Belém mostrando as curiosidades e belezas artísticas de algumas igrejas da capital do Pará.