Metabolismo
Nome Completo:Paula de Oliveira Almeida da Silva | RA:5615121816 | E-mail:paula_oalmeida@hotmail.com | Data:20/09/2012 | Curso:Enfermagem | Série:1 Semestre |
Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida
SÍNDROME METÁBOLICA, DIABETES E RISCO CARDIOVASCULARES
DEFINIÇÃO
Conjunto de doenças cuja base é a resistência insulinica que decorre de manifestações como hipertensão,alterações na glicose e no colesterol,muitas vezes associada a obesidade.
A insulina é um hormônio responsável para retirar a glicose do sangue e leva-las as células do nosso organismo,sua ação é fundamental para a vida e pelo metabolismo das gorduras.
DIAGNÓSTICO
Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome metabólica ocorre quando estão presentes três de cinco critérios:
Obesidade central- Perímetro da cintura aumentado- Homem igual ou > que 102 cm e na mulher 88 cm.
Hipertensão Arterial > 130x80 mmhg
Hiperglecemia >110 mg/dl
Triglicerides > 150 mg/dl
HDL colesterol 40 mg/dl em Homens e 50 mg/dl em mulheres.
FISIOPATOLOGIA
As causas são complexas uma grande proporção dos doentes aponta para uma dieta desiquilibrada aliada a um estilo de vida sedentário elevando os níveis de colesterol que se deposita nas paredes dos vasos formando aterosclerose ( placa de gordura).
A obesidade esta relacionada com um aumento da resistência periférica a insulina que leva a hiperglecemia e pode evoluir para o diabetes tipo 2 além de aumentar o nível de triglicérideos e colesterol em circulação.
A hiperglecemia causa dano as paredes das artérias e veias potenciando a aterosclerose na crescente obstrução dos vasos que irá codicionar um aumento da pressão sanguinea e ocasionar doença cardiovascular (Infarte do miocárdio ou AVC).
TRATAMENTO
É fundamental que seja adotado mudança no hábito de vida com alimentação saudável, prática de exercícios físicos com perda de peso e evitar fumar .