Metabolismo
O que é?
São reações químicas catalizadoras por enzimas responsáveis pela produção de energia necessária aos seres vivos. Essas reações podem ser do anabolismo, que são as reações de construção, síntese de moléculas orgânicas para produção de energia ou do catabolismo, quebra, degradação de moléculas. É por meio das reações catabólicas que os seres vivos obtêm energia com processos como a respiração e a fermentação.
No anabolismo, as reações são endergônicas, ou seja, os reagentes (substancias orgânicas, etc) não tem energia suficiente, por isso absorve energia do meio externo, exemplo a fotossíntese que precisa da energia do Sol para completar a reação.
Já no catabolismo, os reagentes tem energia suficiente para produzir os produtos, são as chamadas reações exergônicas.
Para iniciar uma reação é necessária uma quantidade mínima de energia, a energia de ativação. Para diminuir a energia gasta nesse processo são usadas enzimas catalizadoras.
ATP
O trifosfato de adenosina, armazena energia liberada nas reações e que serão usadas nos processos celulares.
É um nucleotídeo constituído pela base nitrogenada adenina unida a ribose que também se une a 3 grupos de fosfato.
A energia é acumulada apenas na ligação do ultimo fosfato, que é retirado quando a energia se faz necessária (vira ADP). São enzimas que tiram e colocam o fostato.
Produção de ATP por:
Respiração celular:
Moléculas de ácidos graxos ou de glicídios, principalmente glicose, são degradadas, formado moléculas de gás carbônico (CO²), água (H²O) e liberando energia (ADP + P).
C⁶H³O⁶ + 6O² 6CO² + 6H²O + energia
É um processo heterotrófico, uma reação exergônica e é dividida em três fases:
1ª. Glicólise
Quebra da glicose, ocorre no citosol. A glicoseé quebrada em duas moléculas de acido pirúvico (C³H⁴O³) e tem o saldo de duas moléculas de ATP.
Processo:
Um molécula de glicose é recebe a energia de dois ATP (2ATP -> ADP) (energia de ativação), fica instável e se