Teoria musical - efeitos
São autores dos textos:
Bernardo Lago
Charles “Brown” Fernandes
Felipe “ Oteff ” Fortes
Milton Morales
Robinson Carvajal
Tiago Castro
INTRODUÇÃO
O SOM DA GUITARRA E SEUS ASPECTOS GERAIS.
1. - INTRODUÇÃO
O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão . Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente , à velocidade de 344 m/s para 20 º C.
Qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar é considerado uma fonte sonora. Pode ser um corpo sólido em vibração como a corda de uma guitarra, uma explosão, um vazamento de gás a alta pressão, etc.
Basicamente, todo som se caracteriza por três variáveis físicas :
FREQUÊNCIA , INTENSIDADE e TIMBRE.
2. - FREQUÊNCIA
Freqüência sonora é o número de oscilações por segundo do movimento vibratório do som Para uma onda sonora em propagação, é o número de ondas que atravessam um determinado plano referencial transversal à direção de propagação em um intervalo de tempo.
A unidade de frequência é ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). O nosso ouvido é capaz de captar sons de 20 a 20.000 Hz. Os sons com menos de 20 Hz são chamados de infra-sons e os sons com mais de 20.000 Hz são chamados de ultra-sons. Esta faixa de freqüências entre 20Hz e 20kHz é definida como faixa audível de freqüências ou banda audível.
NOTAS E OITAVAS
Dentro da faixa audível, verificamos que o ouvido percebe as freqüências de uma maneira não linear. Experiências demonstram que o ouvido humano obedece a estímulos e sensações e variam com o LOGARITMO destes estímulos que as produzem, sendo percebidas, portanto, de maneira não linear. Chamamos este estudo da percepção Humana do som de: psico-acústica.
Estes estímulos em escala Logarítmica são definidos pela Lei de Weber.
Segundo