metabolismo
Bioenergética
Os seres vivos precisam produzir energia para poder manter o equilíbrio de sua estrutura, para se locomoverem, para reprodução, para manterem as funções normais nos diferentes processos (crescimento, gestação, lactação). Essa energia é obtida através dos processos químicos que ocorrem no interior da célula.
Metabolismo
Sinônimo de transformação dentro da célula. Total de reações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo de forma coordenada. Levam à troca de matéria e energia entre a célula e o meio. Existem diferentes vias metabólicas: compostos precursores, vários metabólitos intermediários e os produtos finais.
* Manutenção dos processos vitais do organismo.
Enzimas
Graças às enzimas são possíveis todas as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e que permitem a manutenção da vida. Hoje são conhecidas e classificadas cerca de 2000 enzimas (praticamente todas elas sendo proteínas). Sua função catalítica depende de que sua estrutura esteja intacta. Agentes físicos ou químicos (calor, ph e agentes desnaturantes). Causam perda da ação catalítica. As enzimas possuem as seguintes características: alto grau de especificidade, catalisadoras que não geram subprodutos (não sofrem alterações durante a catálise e sua eficiência é 100% catalisadora) e atuam dentro da célula (soluções aquosas sob condições de temperatura e ph moderadas). * Síntese de substância: anabolismo (usa energia)
Degradação de substância: catabolismo (gera energia)
Catabolismo (degradativo ou oxidativo) ADP + Pi = ATP
Libertam energia e convergem para uns poucos produtos finais
Há a quebra de substâncias mais complexas em substâncias simples (ex: processo digestivo)
As moléculas exógenas ou de reserva são degradadas mediante oxidação (moléculas mais simples)
Produção de energia química: ATP + NADH + NADPH (coenzimas reduzidas)
Oxidação dos substratos disponíveis = fosforilação do ADP
Anabolismo (Biosintética) ATP = ADP + Pi
Requerem