Metabolismo do Cálcio
O cálcio tem funções como manter a permeabilidade das células, regular a estabilidade dos nervos e músculos, liberara neurotransmissores, promver a contração muscular, formar ossos e dentes, determinar a coagulação, além de influenciar a atividade de muitas enzimas.
No organismo o cálcio participa diretamente das reações biológicas é aquele que está sob a forma ionizada
No plasma encontra-se ligado as protinas pricipalmente albumina em pequenas parcelas, formando complexos como bicabornato, citratos e outros.
O metabolismo do cálcio é regulado pelo parotomônio, pela calcitocina e pela vitamina D. Relação dos cácio com os ions
O corpo humano contém cerca de 1200g de cálcio, dos quais cerca de 99% no mínimo estão depositados nos ossos, mas uma fração muito pequena e extremamente importante ficas dissolvida no sangue e no líquido interstecial.
Funções do ions de cálcio
Diminuição de concentração, até a metade normal fez com que as fibras nervosas fiquem muito permeáveis aos ions de sódio por isso ficam parcialmente despolarizadas transmitindo impulsos repetitivos e incontrolados.Isso produz espasmos dos músculos esqueléticos, uma condição chamada de tetania hipolcêmica.
Por outro lado, um grande aumento da concetração dos ions de cálcio deprime a atividade neurnal em especial, no sistema nervoso central.
Um segundo feito da concentração diminuida do cálcio é um enfraqueimento do musculo cardíaco.
O cálcio diminuido provoca a redução da sitole cardíaca e co coração fica excissivamente dilatado durante a diástole. Ao contrário, o excesso de calcio provoca uma contração excessiva do coração fazendo com que durante a sitole desenvolva maior força de contração enquando que não se relaxa convenientementa na diastole.
Absorção ossea - Relação dos ions de calcio com iosn de fosfato para a formação dos ossos.
Uma das mais importantes funções do cálcio é a de se combinar com inos de fosfatos para formar os sais ósseos. Os íons de